Resenha Júlio César - William Shakespeare

Júlio César

autor: William Shakespeare
avaliação: 4,5/5
editora: Penguin-Companhia
Ano: 2017 / Páginas: 248

Drama / Literatura Estrangeira
Sinopse: Escrita e encenada pela primeira vez em 1599, Júlio César é a mais famosa das tragédias romanas de Shakespeare e uma das obras que tiveram melhor acolhida durante a vida do dramaturgo.
Ao recriar a morte do grande ditador no Senado, a peça oferece algumas das melhores cenas da literatura, como o ardiloso discurso de Antônio incitando a plebe à revolta e a briga e reconciliação de Cássio e Bruto diante da notícia da morte de Pórcia, esposa do traidor.
Cuidadosamente traduzida e anotada pelo premiado José Francisco Botelho, esta edição conta ainda com um prefácio de Harold Bloom em que o crítico americano joga luz sobre a personagem de Bruto, considerada por ele o primeiro intelectual shakespeariano.


  O povo romano quer tornar César imperador, mas Cássio e Casca não o aceitam e tramam para mata-lo. Eles convencem Brutos - amigo de César - com argumentos de que César tinha muita ambição e que queria escravizar o povo romano.
  Um vidente, no entanto alerta César sobre os perigos de Março, mas este o trata com louco e o ignora. 
  No dia de ir ao senado César também recebe um alerta de sua esposa Calpúrnia, que na noite anterior havia tido um sonho ruim, ela pede a ele que fique em casa pois teme que algo lhe aconteça, mas César não a escuta e parte para o senado onde recebe treze facadas sendo a última de seu amigo Brutos.
 Marco Antônio protegido de César e Octávio sobrinho-Neto do mesmo assumem o poder tornando Brutos - que após ver o fantasma de César comete suicídio - uma pessoa sensata.

  Em 5 atos Shakespeare mostra como a ganância de algumas pessoas pode corromper e manipular o ser humano, o levando a cometer atos diversos por um "bem maior". 
  Apesar da peça ter o nome de Júlio César ele não é o personagem principal da história, e sim, seu amigo Brutos pois o mesmo traz um psicodrama com um conflito íntimo entre sua honra, seu patriotismo e sua amizade mas também fala sobre manipulações políticas.
  A peça em si não é longa, mas a linguagem antiga e complexa nos faz demorar mais na leitura e as vezes por não compreender totalmente a história acabamos desistindo de lê-la, mas não devemos desistir, temos que persistir pois a história é simplesmente fascinante.

     Escrito por: Keylla Bazote de Lucena 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica de leitura - Com amor, Charlie

Resenha - PROCURA-SE